Como você planejou sua candidatura e seu projeto político? Como você organiza a realização e implantação das ações que planejou? Estas são perguntas que faço constantemente as pessoas que atendo nas consultorias. As respostas são diversas, e quase sempre acabam por entregar a falta de planejamento e organização!
Eleições em cidades menores e com um eleitorado reduzido tradicionalmente eram organizadas pelo próprio candidato que diariamente coordenavam as ações de campanha, e definiam as estratégias “mentalmente”. Isso funcionou no passado e vem perdendo força de resultado a cada eleição. Agora com a pré-campanha (tema de artigos anteriores) e a internet cada dia mais decisiva nas eleições, o trabalho efetivo de gestão da candidatura se torna cada dia mais indispensável a todos os candidatos.
Ser eleito com uma gestão de campanha amadora ou desorganizada e um fato que não mais acontecerá em muito pouco tempo. Por várias vezes fui perguntado se seria impossível vencer uma eleição sem uma estrutura de gestão da candidatura, (afinal alguns ainda acham que isto é um investimento caro) a resposta é simples! Quanto maior o município mais improvável que isso aconteça. Por outro lado, posso afirmar que ganhar uma única eleição é algo possível mesmo que errando na organização, mas, para consolidar uma carreira política de sucesso com vitórias e mandatos, é fundamental e indispensável um bom trabalho de planejamento, organização e gestão das ações de pré-campanha e campanha.
Convide seus apoiadores para reuniões semanais de planejamento e estratégia, consiga pessoas qualificadas para engajar no seu projeto político e lembre-se sempre que cada hora investida em planejamento e organização te colocam a dias de vantagem dos concorrentes desorganizados. Se for preciso busque ajuda profissional. Grande abraço e sucesso em 2022.
Professor Alexandre Santos
0 comentário